Decorreu em Toronto mais um evento cultural duma das nossas associações. Desta vez foi a Casa da Madeira que celebrou a sua 26º Semana Cultural com um vasto programa tanto gastronómico como de entretenimento e que foi o preludio para o celebrar meio século de existência cujo programa a ser realizado muito brevemente já é do conhecimento geral.
|
Na sexta-feira, dia 19 arrancou esta semana cultural com o hastear das bandeiras do Canadá, Portugal e da Madeira defronte da fachada da sua sede na Dupont St. Seguiu-se-lhe o "Madeira de Honra", com a presença dos três presidentes -da Assembleia Geral, do Executivo e do Conselho Fiscal respectivamente José de Freitas, Salomé Gonçalves e Luís Bettencourt e duma refeição, tipo bufete, para os presentes com exposição de objectos de artesanato ligados à cultura da Ilha da Madeira, trajes folclóricos, tapeçarias, trabalhos de vime e a fachada das típicas casas da Vila de Santana com os seus telhados de colmo, não esquecendo as maravilhosas rendas e muitos outros artigos bem representativos.
|
Durante esta semana actuaram vários artistas dos quais destacamos Jonathan Garcia, Jorge Carvalho, Décio Gonçalves, Phil Carvalho, Mário Marinho, Henrik Cipriano, João Ferraz os conjuntos musicais Sangue Lusitano, Unique Touch, o Grupo de Concertinas do Arsenal do Minho de Toronto e os Ranchos Folclóricos da Casa da Madeira e das Floristas da Madeira.
Teve noites dedicadas totalmente ao artesanato, às artes com trabalhos ao vivo por um artesão da nossa comunidade, e artes visuais pela artista Elsa Romão com lindas pinturas a óleo.
Uma das suas noite foi dedicada inteiramente aos artistas madeirenses com o rancho infantil, Décio Gonçalves, Jorge e Phil Carvalho e João Ferraz.
Foi, no encerramento (no dia 27 de Abril), anunciado o programa de festividades dos cinquenta anos de vida desta nossa Casa Regional que promete ser inigualável, de pompa e de grande sucesso.
Voltar para Eventos Sociais |